quinta-feira, 22 junho 2023 22:47

Comunicado DORSA - 16 Junho 2023

A Direcção da Organização Regional de Santarém (DORSA) do PCP, reunida a 16 de Junho de 2023, analisou a situação política e social no distrito, avaliou os desenvolvimentos da luta de massas e decidiu linhas de trabalho para o prosseguimento da acção e intervenção do PCP, bem como para o seu reforço. Procedeu ainda à discussão e definição de um conjunto de medidas ligadas com a divulgação da Festa do Avante! e a presença da Organização Regional.

A Direção da Organização Regional de Santarém do PCP manifesta profunda preocupação com a actual situação política e social, caracterizada pelo contraste dos aumentos verificados nos salários

e pensões enquanto os grupos económicos e financeiros acumulam colossais lucros, que não param de aumentar (apenas no primeiro trimestre de 2023, os bancos lucraram em média 10,7 milhões de euros por dia). A retórica do Governo sobre a descida da inflação procurando induzir a ideia de que os preços estão mais baratos, pretende esconder os brutais aumentos que desde 2022 tiveram lugar. A verdade é que hoje com o mesmo dinheiro compram-se menos produtos. Acresce que temos vindo a assistir a um aumento das rendas das casas (seja por via do aumento dos juros nos créditos à habitação, seja por via do aumento de valores de arrendamento) e de outras despesas que afetam milhares de famílias.

Constatam-se cada vez maiores dificuldades no acesso à saúde causadas pelo continuado ataque ao SNS, de que é exemplo o Hospital Distrital de Santarém, com a falta de médicos e outros profissionais que levou ao encerramento da valência de psiquiatria, bem como o anunciado encerramento da urgência pediátrica do Centro Hospitalar do Médio Tejo em metade dos fins de semana de cada mês. O Serviço Postal tem-se vindo a degradar com graves consequências para muitas famílias e idosos, desde logo com as pessoas a receberem notificações já depois dos prazos causando-lhes enormes transtornos, colocando em evidência a necessidade de reversão do processo de privatização em curso.

A DORSA do PCP valoriza as diversas ações de luta que ocorreram nos últimos meses, destacando a grande manifestação em Lisboa convocada pela CGTP-IN em 18 de março, as comemorações do 1o de Maio com uma manifestação pelas ruas de Santarém e a Marcha em defesa do Serviço Nacional de Saúde realizada a 20 de maio, em Lisboa, e apela aos trabalhadores e às populações para que intensifiquem a acção reivindicativa pelos seus direitos. Destaca-se a importância da jornada nacional de luta convocada pela CGTP-IN para o próximo dia 28 de junho nas empresas e locais de trabalho, pela valorização salarial, contra a precariedade e em defesa de melhores condições de trabalho.

A DORSA do PCP valoriza as diversas comemorações populares do 25 de Abril, assim como as iniciativas promovidas pelo Partido neste âmbito, comemorações que irão continuar ao longo dos anos de 2023 e 2024, tendo em vista as comemorações do 50o aniversário da Revolução e nas quais se insere o almoço evocativo da grande greve no Couço que se realizará no próximo dia 25 de Junho. A DORSA do PCP saudando ainda a luta das populações pela conclusão do IC3 e construção de nova ponte na Chamusca, requalificação da EN 118, construção de nova ponte em Constância, entre outras, assinala a iniciativa própria do PCP em torno de cada um destes aspectos estruturantes para o desenvolvimento do distrito.

No plano da intervenção do PCP, destacam-se as jornadas com os deputados do PCP no Parlamento Europeu, realizadas a 26, 27 e 28 de Abril, que permitiram contactar com milhares de pessoas sobre diversos assuntos que são essenciais ao desenvolvimento do distrito. Neste desenvolvimento, coloca-se a necessidade das organizações do partido programarem ações de contacto com as populações durante a quinzena de afirmação da CDU, que decorrerá entre 15 e 30 de junho.

A preparação da Festa do Avante! assume-se como outra grande prioridade neste momento. As principais linhas de trabalho prendem-se com a divulgação da festa junto dos trabalhadores e das populações, com a venda antecipada da EP (Entrada Permanente), a construção do espaço de Santarém e a garantia de todos os aspectos de funcionamento durante os seus três dias. A edição da Festa do Avante! deste ano irá centrar-se nos 50 anos do 25 de Abril. Neste âmbito, a Organização Regional de Santarém irá realçar o Serviço Nacional de Saúde como uma das grandes conquistas de Abril, reafirmando a necessidade de inverter esta política de destruição do SNS, e a necessidade de mais investimento, contratação de mais médicos e enfermeiros de família, bem como de outros profissionais e a valorização dos seus salários e carreiras e a reabertura das extensões de saúde encerradas.

A DORSA do PCP apela às organizações para que promovam uma ampla acção de contacto com os militantes durante o mês de junho. É crucial aferir as disponibilidades, atribuir tarefas e ampliar o núcleo de camaradas que contribui para o andamento das diversas linhas de trabalho. Assinalam-se também os resultados da acção nacional de recrutamento de novos militantes, que resultou em cerca de 150 novos membros do Partido no distrito de Santarém.

Para o PCP, o desenvolvimento do distrito de Santarém e a melhoria das condições de vida do seu povo não só é possível como urgente e necessário. Está nas mãos destes, garantir recursos humanos e financeiros para aumentar e reforçar os serviços públicos, para alargar e melhorar os transportes e as acessibilidades, para garantir melhores condições de vida e de trabalho, combatendo assim a desertificação e despovoamento acelerados a que assistimos, para colocar os enormes recursos naturais, materiais e também humanos ao serviço do país. Quanto mais força tiver o PCP mais força terão os trabalhadores e as populações para a concretização dos seus justos anseios e aspirações. É neste sentido e com estes objectivos que prosseguiremos a nossa acção, certos de que há força e determinação bastantes para os alcançar.

Alpiarça, 16 de Junho de 2023