quarta-feira, 27 junho 2018 22:51

PCP questiona Governo sobre apoio à Ass. da Casa-Memória de Camões

Desde há muitos anos que a Associação da Casa de Memória de Camões tem vindo a desenvolver um trabalho meritório de valorização da memória de Camões na vila de Constância.

Com base em indícios históricos da presença do poeta Luiz Vaz de Camões na vila de Constância, foi constituída a Associação da Casa de Memória de Camões que, por iniciativa própria, com apoio autárquico, e mesmo com apoios pontuais em Orçamentos do Estado, criou e mantém o Jardim/Horto de Camões, concebido pelo Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles, composto pelas espécies botânicas das mais diversas paragens a que alude a obra do poeta, e adquiriu, construiu e mantém a Casa de Memória de Camões como equipamento cultural dotado de auditório, biblioteca, e algum espólio camoniano, apto para a realização de iniciativas diversas de âmbito cultural e cívico.

A Associação da Casa de Memória de Camões tem a ambição legítima de valorizar a Casa de Memória de Camões enquanto espaço museológico, tendo inclusivamente em consideração que não existe nenhum espaço físico em Portugal que seja exclusivamente dedicado à memória daquele poeta maior da língua portuguesa. Para esse efeito, afigura-se indispensável o apoio do Ministério da Cultura, nomeadamente para a conceção do espaço e para o enriquecimento do espólio que poderia constituir um espaço museológico permanente sobre a vida e obra de Camões.

Nestes termos, ao abrigo da alínea d) do artigo 156.º da Constituição e da alínea d) do artigo 4.º do Regimento da Assembleia da República, perguntamos ao Governo, através do Ministério da Cultura:

1.º Que apoio tem vindo a prestar ao trabalho desenvolvido pela Associação da Casa de Memória de Camões em Constância, tendo em conta as dificuldades com que esta associação se confronta para manter a Casa de Memória e o Jardim/Horto de Camões?

2.º Qual a disponibilidade do Ministério da Cultura para apoiar o projeto dessa Associação, de valorizar a Casa de Memória de Camões em Constância com a criação de um espaço museológico dotado de um espólio compatível com a dimensão universal do poeta?

Palácio de São Bento, 27 de junho de 2018
Deputado(a)s